Em seguimento do post de ontem, o ninho é de carriça (segundo o Zé "Mouco") ..........
O que se encontra na Wikipédia:
Carriça
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A carriça (Troglodytes troglodytes) é uma ave pequena muito activa e de cor castanha na parte superior, listra superciliar clara e dorso e asas listrados. Tem uma cauda pequena e arrebitada. É facilmente reconhecível pelo seu porte e por ser muito pequena, com apenas 10 cm. Não apresenta grande dimorfismo sexual. Põe 5 a 7 ovos num ninho grande e abobadado.
O seu nome científico significa "habitante de cavernas" e refere-se ao seu hábito de entrar em cavidades e fendas para caçar artrópodes ou para pernoitar.
Comum em toda a Europa, estendendo-se na Ásia desde o norte do Irão e Afganistão até ao Japão e América do Norte. É migratória apenas nas áreas mais a norte da sua distribuição.
Reproduz-se numa grande diversidade de habitats, vivendo perto do solo, preferindo uma boa cobertura de vegetação rasteira
O que eu aprendi na escola primária:
É uma ave que ajudou José e Maria a fugir do Rei Herodes, quando com a sua cauda apagava os vestígios das pegadas dos burros no caminho.
Assim fugiram dos romanos sem deixarem marcas.
Acrescento na Wikipédia?
2 comentários:
sim, claro; uma das ideias da wikipédia é que qualquer um adicione informação! aliás, foi assim que nasceu a polémica em torno da licenciatura do primeiro-ministro.
Lá p lados de Amarante, ou Marco, há uma moça a quem chamam Carriça, eu não sabia porquê... Agora tou esclarecida:
"é uma ave pequena muito activa... tem uma cauda pequena e arrebitada. É facilmente reconhecível pelo seu porte e por ser muito pequena... Não apresenta grande dimorfismo sexual."
Tal e qual!
Enviar um comentário